
Alguns titulares de green card relatam terem sido pressionados à assinarem documentos desistindo de sua residência nos EUA — conheça seus direitos antes de viajar
Um recente vídeo viral no TikTok gerou alarme entre portadores de green card condicional que viajam para o exterior, depois que uma mulher alegou que sua sobrinha foi pressionada a abrir mão de seu status de residente permanente ao retornar aos EUA. Veja abaixo o que você precisa saber sobre viajar para o exterior como portador de green card condicional e sobre como proteger seus direitos na fronteira.
O que aconteceu?
No vídeo viral, uma mulher alega que sua sobrinha, uma estudante de enfermagem e portadora condicional do green card, foi detida no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) após retornar do Laos. De acordo com o vídeo, os agentes da Customs and Border Protection (CBP) confiscaram seu green card, cortaram o cartão e a colocaram em uma sala de espera. Eles também supostamente disseram a outros viajantes que os portadores de green card que têm seu status há menos de dois anos correm o risco de ter a sua reentrada negada se deixarem os EUA.
Embora os detalhes deste caso específico não estejam claros, é um bom lembrete para todos os portadores terem cuidado ao retornar aos Estados Unidos com um green card condicional, especialmente se os oficiais do CBP tentarem pressioná-lo a assinar o Formulário I-407 (cujo objetivo é abrir mão do seu status de green card.)
O que é o Formulário I-407?
O Formulário I-407 (“Registro de Abandono do Status de Residente Permanente Legal”) é um documento emitido pelo Departamento de Segurança Interna (DHS). Ao assiná-lo, o portador do green card voluntariamente renuncia à sua residência legal nos EUA. Embora alguns indivíduos possam escolher abrir mão de seu status por motivos pessoais, muitos não percebem que assinar este formulário não é obrigatório no aeroporto — mesmo se pressionados por um oficial.
Conheça seus direitos: o que fazer se você for pressionado a assinar o formulário I-407?
Se você precisar de ajuda com sua permanência nos EUA, seja com visto de imigrante ou não imigrante, conte com o nosso escritório. Temos mais de 20 anos de experiência com resultados comprovados.
Trazemos talentos do mundo inteiro e atendemos em todo território americano.
Para consultas, contate nosso escritório pelo info@giseleambrosiolaw.com ou pelo telefone (310) 736-4076.